Quem Somos

CONECTANDO REGISTROS E PESSOAS

Nossa origem:

O Cartório do 7° Ofício de Notas da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro foi criado pelo Decreto Legislativo n. 2293, de 11 de junho de 1873, regulamentado pelo Decreto 5453, em 03 de fevereiro de 1874, na época, era localizado na rua do Rosário n.65 e teve como primeiro titular o tabelião Francisco Manuel da Cunha Junior, nomeado em 24 de janeiro de 1874.

Na Antiguidade (idade média) os Tabeliães eram chamados de ESCRIBAS, posteriormente passaram a ser chamados de PROPRIETÁRIOS, a seguir, SERVENTUÁRIOS VITALÍCIOS e ainda, TITULARES. Os Serventuários foram subdivididos em Escreventes Juramentados e Escreventes Auxiliares.

A nossa origem se mistura com a história dos tabeliões da cidade do Rio de Janeiro, que teve início com Pero da Costa, o primeiro tabelião a receber o título através das mãos de Mem de Sá, na época, governador do Brasil que lhe concedeu a propriedade dos ofícios de tabelião do Público e Judicial e Notas.

Muita coisa mudou em quase cinco séculos, antes, os cartórios eram responsáveis por providenciar registros de guerras, invasões, assassinatos e todo o comércio de escravos existente no Brasil. Hoje, com toda modernidade, evolução da sociedade e principalmente da tecnologia, os fatos mais debatidos pela população são indagações como: a uniões estável homoafeitva, reconhecimento de paternidade, adoção, contratos de diversos tipos e separações.

Apostila é uma autenticação emitida nos termos da Convenção de Haia que garante a procedência de um documento público nacional para ter validade e eficácia no exterior.

INFRAESTRUTURA

Localizados em um prédio amplo e com estacionamento, nós temos uma infraestrutura de acessibilidade fácil e segura.

Contamos com:

Cadeira de rodas

Entrada ampla

Atendimento térreo

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

7notas
7notas2